Plano de aula elaborado a partir da pesquisa realizada sobre diferentes metodologias utilizando as TICs (resultados da pesquisa se encontram na aba Metodologias).
Tema:
▪ Produção textual
Público alvo:
▪ Alunos do ensino médio.
▪ Alunos do ensino médio.
Tempo estimado:
▪ Quatro tempos de aula com 50 minutos cada.
▪ Quatro tempos de aula com 50 minutos cada.
Objetivo:
▪ Elaborar um roteiro para um programa de rádio;
▪ Interpretar textos;
▪ Reconhecer e analisar diferentes gêneros textuais e utilizá-los de maneira apropriada;
▪ Desenvolver a habilidade discursiva do aluno.
Conteúdo:
▪ Leitura e escrita de texto com temática livre.
Materiais necessários:
▪ Gravador;
▪ Gravador;
▪ Modelo de roteiro para produção de um programa de rádio;
▪ Diferentes tipos de textos (propaganda, poesia, receita, etc)
Desenvolvimento:
1ª etapa
▪ Discussão com os alunos sobre os gêneros textuais que eles conhecem;
▪ Separá-los em pequenos grupos;
▪ Distribuir alguns gêneros textuais (informativo, receita, bula, revista, jornal, etc) e pedir para que leiam e analisem;
▪ Após alguns minutos para realizarem a etapa anterior, pedir para mencionem
as características daquele gênero (por exemplo: se já fizeram uso dessa
modalidade de texto, se ela é objetiva ou subjetiva, a que leitor esse
tipo de texto se destina, qual seu grau de complexidade e assim por
diante);
▪ Fazer um brainstorm sobre a importância de cada
um desses gêneros, o que deve ser considerado para a produção de um
determinado texto, fazer relações com os textos e os meios de comunicação.
2ª etapa
▪ Cada grupo deve criar um roteiro para produção de um
programa de rádio (vinheta, entrevista, propaganda) sobre o tema que escolherem;
▪ Os roteiros serão gravados em sala de aula por membros de cada grupo com o intuito de produzir um programa de rádio que será divulgado na escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário