"Pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. As TICs são utilizadas das mais diversas formas, na indústria (no processo de automação), no comércio (no gerenciamento, nas diversas formas de publicidade), no setor de investimentos (informação simultânea, comunicação imediata) e na educação (no processo de ensino aprendizagem, na Educação a Distância)."
Fonte: http://www.infoescola.com/informatica/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao/
Resultado das pesquisas referente as metodologias que utilizem as TICs (tecnologias de informação e comunicação).
1. Rádio/jornal
Utilização do rádio na sala de aula
Eixos:
1. Produção escrita. 2. Desenvolvimento da oralidade.
Conteúdos:
1. Formatação de um texto jornalístico impresso e radiofônico; 3. Estrutura
e suporte em que circula o texto jornalístico e sua finalidade comunicativa;
4. Expressão e produção escrita (edição e revisão); 5. Formas de expressão
oral.
Capacidades/Habilidades:
Consolidando: 1. Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e
circulação da escrita na sociedade; 2. Dominar as convenções gráficas; 3.
Relacionar o gênero à situação comunicativa e ao suporte em que circula; 4.
Produzir textos de diversos gêneros (no caso trabalharemos o jornalístico);
5. Planejar a fala.
Fonte: http://www.educacaoliteratura.com/index%20186.htm
Acessado em: 16/01/2013 às 0h35
2. Redes sociais
Efeitos sociais da comunicação na era das redes sociais
Conteúdo: As transformações sociais do processo de comunicação
Objetivos: Identificar os efeitos sociais das transformações ocorridas no processo de comunicação
Introdução: As novas redes sociais, como o Facebook, o Twitter e o Orkut introduzem grandes novidades no processo de comunicação e na produção cultural. Glorificadas por alguns estudiosos e combatidas por outros, elas mobilizam um enorme universo de usuários em todo o mundo. Com base na reportagem publicada em VEJA e neste plano de aula, reflita com seus alunos sobre os efeitos sociais e políticos de tais redes.
Acessado em: 16/01/2013 às 0h43
3.Blog
Recursos lingüísticos na internet
Bases Legais: Linguagens e Códigos
Conteúdo: Língua e linguagem
Objetivos: Analisar as características da escrita e da linguagem na internet
Introdução: Pode interromper o primeiro download se você nunca recebeu um e-mail com frases repletas de abreviações e neologismos do tipo flw, blz, naum, bj, hj e [ ]s. O que será que aconteceu com a linguagem dos jovens? Eles estão escrevendo errado – se obedecermos ao pé da letras às regra gramaticais – ou a pressa e a criatividade exigidas em comunicadores instantâneos, chats, blogs, fotologs e uma infinidade de outros espaços virtuais transformam os internautas em artífices das palavras? De acordo com a reportagem de VEJA ESPECIAL, aqueles que navegam pela rede mundial de computadores vem adaptando e tornando cada vez mais ágeis e divertidos os códigos on-line. Os puristas da língua, portanto, podem respirar aliviados: o bloguês está longe de ser errado. O texto da revista desafia os estudantes a analisarem esse universo lingüístico que eles mesmos criaram.
Fonte: http://lielab-2009.blogspot.com.br/2009/08/planos-de-aulas-com-o-uso-das-tics.html
Acessado em: 16/01/2013 às 0h52
4. Jornal impresso
Leitura de textos jornalísticos
Objetivos:
- Identificar os principais gêneros que aparecem nos jornais: editorial, notícias e reportagens.
- Conhecer a organização de alguns jornais.
- Diferenciar reportagens de outros gêneros encontrados nos jornais.
- Localizar as informações principais numa reportagem.
- Relacionar as imagens e as legendas numa reportagem.
- Destacar as diferentes vozes numa reportagem.
Conteúdos específicos:
- Diferentes gêneros presentes no jornal.
- Cadernos dos jornais.
- Características das reportagens quanto a assuntos e linguagem.
- Papel das imagens e das legendas.
- Diferentes opiniões sobre o mesmo assunto.
- Identificação das vozes dentro da reportagem.
Desenvolvimento: O jornal é um portador de diferentes gêneros: textos opinativos (editorial, cartas dos leitores, críticas), notícias, reportagens, dicas culturais, classificados etc. distribuídos em diferentes cadernos. Hoje, os alunos têm acesso a essa linguagem por diferentes formas, inclusive por meio dos telejornais. O trabalho com a leitura desses textos tem como objetivo conhecer essas linguagens para ter uma visão mais crítica do mundo.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/leitura-com-textos-jornalisticos-426211.shtml
Acessado em: 16/01/2013 às 0h59
5. Vídeo
O Vídeo interagindo com outras mídias como o computador, o CD-ROM, com os videogames, com a Internet.
Objetivos:
1. Utilizar o programa Movie Maker para criar filmes com trilha sonora, letreiros e efeitos especiais.
2. Desenvolver estratégias metodológicas de análise dos meios tecnológicos que propiciem instrumentos de aplicação das tecnologias da informação e comunicação na ação docente.
3. Montar arquivos multimídia que integrem vídeo, texto, fotos, áudio e narração (vídeo como integração/suporte).
Fonte: http://dicasdetutoria.wikispaces.com/Trabalhando+com+o+movie+maker
Acessado em: 16/01/2013 às 01h06
....................................................................................................................................
Plano de aula: Uso do YouTube na sala de aula de língua estrangeira.
Obs: Plano de aula também disponível na Home do blog.
Este plano de aula foi montado visando a interação do aluno de ensino fundamental com o mundo tecnológico e suas ferramentas. Os vídeos que serão utilizados foram extraídos do YouTube e despertarão o interesse dos alunos já que apresenta algo bem próximo da realidade deles: o desenho animado.
Público alvo:
▪ Alunos do ensino fundamental (Ciclo II).
▪ Alunos do ensino fundamental (Ciclo II).
Tempo estimado:
▪ Duas aulas com 50 minutos cada.
▪ Duas aulas com 50 minutos cada.
▪ Usar a tecnologia como fonte de pesquisa e produção para dinamizar o conteúdo proposto.
▪ Identificar a nacionalidade e o nome de cada país no globo.
Conteúdo:
▪ Países e nacionalidade – listening, reading e produção de material.
Desenvolvimento:
▪ 1ª etapa – Roda de conversa com os alunos para identificar quantos países do globo terrestre eles já conhecem em sua língua nativa, no caso, o português. Aproveitar também para discutir sobre nacionalidades.
▪ 2ª etapa – Trazer para a sala de aula o globo terrestre e o mapa mundi e ajudá-los a identificar os países que eles já conhecem no mapa.
▪ 3ª etapa – Apresentar para eles a ferramenta que será utilizada: YouTube. Perguntar se já utilizaram essa ferramenta antes e como utilizaram. Nesta etapa serão assistidos dois vídeos sobre o conteúdo.
Avaliação:
▪ 4ª etapa – Separá-los em grupos de, no máximo, cinco alunos.
▪ 5ª etapa – Pedir para que produzam um vídeo, cartaz ou qualquer outro material para exposição. Este material deve apresentar um mapa com o nome de cada país e sua respectiva nacionalidade.
Este plano de aula foi pensado para um determinado conteúdo, mas pode ser adaptado para diversos outros temas.
▪ 4ª etapa – Separá-los em grupos de, no máximo, cinco alunos.
▪ 5ª etapa – Pedir para que produzam um vídeo, cartaz ou qualquer outro material para exposição. Este material deve apresentar um mapa com o nome de cada país e sua respectiva nacionalidade.
Este plano de aula foi pensado para um determinado conteúdo, mas pode ser adaptado para diversos outros temas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário